Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Planejamento Sucessório: A doação de bem imóvel com reserva de usufruto

há 2 anos

A doação com reserva de usufruto traz benefícios econômicos, evita as burocracias do inventário e conflitos entre os herdeiros.

É comum que os pais, a fim de evitar conflitos futuros, promovam, desde já, a doação de seus imóveis aos filhos, mas o façam com reserva de usufruto desses bens.

É importante ressaltar que a doação admite cláusula de reversão, que significa a possibilidade do bem retornar ao patrimônio do doador, caso o beneficiário da doação venha a falecer antes do doador.

Também admite a reserva de usufruto, possibilitando assim que o doador possa continuar na posse, uso e administração e recebendo eventuais aluguéis, por exemplo.

Além de admitir cláusulas restritivas que podem impedir a alienação do bem doado, a penhora e a comunicabilidade do bem na hipótese de casamento ou união estável.

Ademais, vislumbram-se as seguintes considerações sobre a doação com reserva de usufruto:

- A propriedade passa a ser do donatário (quem recebeu o bem);

- O doador tem o direito de usar o bem;

- O doador não pode doar todos os bens e ficar sem renda suficiente para a sua subsistência, sob pena de nulidade;

O doador deve observar os limites legais na transmissão de seu patrimônio;

- Não haverá inventário do usufruto em caso de falecimento do doador e, por consequência, não haverá custos/despesas com inventário; e é um meio para evitar conflitos de partilha entre os herdeiros.

Em relação aos custos, na doação com reserva de usufruto, haverá: ITCDM, cuja alíquota varia de 2% a 8% de acordo com o Estado e (b) despesas/emolumentos da escritura e registro em Cartório.

No inventário extrajudicial há os seguintes custos iniciais: ITCDM; honorários advocatícios, geralmente calculados sobre o valor da herança; escritura do inventário e emolumentos do cartório.

Já no inventário judicial, há ainda mais custos - vide a seguir: ITCDM; honorários advocatícios, geralmente calculados sobre o valor da herança; emolumentos do cartório e custas e despesas do processo.

Outra vantagem é que a doação pode ocorrer em partes, ou seja, os bens podem ser transmitidos gradativamente, até mesmo como uma estratégia para o pagamento dos impostos e demais despesas.

#jurídico #law #empreendedorismofeminino #mei #gaspar #brusque #balneariocamboriu #camboriu #itajai #maesolo #família #direitodefamilia #pensaoalimenticia #sucessoes #ITCMD


  • Publicações115
  • Seguidores26
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações209
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/planejamento-sucessorio-a-doacao-de-bem-imovel-com-reserva-de-usufruto/1360217909

Informações relacionadas

CERS Cursos Online, Jornalista
Notíciashá 8 anos

Saiba mais sobre usufruto

Daniel Frederighi, Advogado
Artigoshá 2 anos

Como funciona a doação com cláusula de usufruto na Holding Familiar?

Galvão & Silva Advocacia, Advogado
Artigosano passado

Doação de imóvel com usufruto vitalício: Quais são as regras? Como fazer?

Natália Cabral da Silva, Advogado
Notíciashá 3 anos

Usufruto de imóvel, você sabe o que é e como funciona?

Vânnia Costa, Advogado
Artigoshá 9 anos

Sobre a doação com usufruto

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Perfeito continuar lendo